Sobe para seis o nº de funcionários da ONU mortos no Afeganistão

quarta-feira, 28 de outubro de 2009


Grupo Talibã atacou hospedaria no centro de Cabul. Três insurgentes também foram mortos pelas Forças de Segurança.

Subiu para seis o número de funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU), todos estrangeiros, mortos nesta quarta-feira (28), após ataque a uma hospedaria em Cabul, capital do Afeganistão, confirmaram autoridades ligadas ao ministério do Interior.
 O número total de mortos no ataque, no entanto, chega a nove, pois a polícia local informou que o ataque foi produzido por três homens, com armas automáticas e cinturões explosivos, ligados ao Talibã que também morreram em um tiroteio com as Forças de Segurança. Grupo Talibã atacou hospedaria no centro de Cabul.Três insurgentes também foram mortos pelas Forças de Segurança.

O Talibã reivindicou o atentado. O porta-voz dos insurgentes, Zabiullah Mujahid, afirmou que a ação “é apenas o primeiro passo” para prejudicar o segundo turno das eleições presidenciais no país, marcadas para 7 de novembro. A ONU tem um papel importante na organização do pleito.
O ataque atingiu uma pensão usada pela ONU no centro da cidade para receber funcionários estrangeiros no país. “Temos seis mortos confirmados, todos estrangeiros que trabalhavam para a ONU”, disse Aleem Siddique, porta-voz da organização em Cabul.

Siddique afirmou que o ataque deixou ainda cinco feridos, alguns em estado grave. A polícia informou que além dos feridos civis quatro policiais também se feriram.
Outro ataque
Cerca de duas horas após esse ataque, foguetes foram lançados contra o hotel Serena, um dos principais da capital afegã e utilizado por diplomatas e jornalistas internacionais. Mas não há informações sobre vítimas.
Fonte: G1